quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Coisas que valem o fim de semana II

Observar o campeonato de surf;
A mulher de bicicleta com o cachorro;
De novo, o cachorro passeando com o coco na boca;
As folhas secam recém caídas que pairam sob as águas da lagoa;
Passar de bicicleta pelo tapete de folhas avermelhadas;
As frestas de sol entre os galhos da árvore;
Andar pela cidade ouvindo/conhecendo The Cure;
A vista do Leme e do Arpoador;
O grupo de patinhos juntos na lagoa.

    Cara, sabe uma palavra sobre a qual tenho muitas dúvidas? Pena. Dizem que está sempre relacionada a um sentimento negativo, pejorativo, depreciável, enfim. Eu não consigo aceitar dessa forma e não vejo termo que a substitua em alguns casos. Por exemplo, tenho pena das pessoas que tem tudo para ser felizes, mas não são.
    Uma música, um passeio de bicicleta, uma corrida ao ar livre, uma boa comida, uma cena bonita, um filme, um perfume, um animal, um vento no rosto, são capazes de me deixar muito feliz!!! Tenho pena de gente que não se atinge pelas coisas simples, rol no qual inclusive me incluo durante o tempo em que desprezava tais fatos e permitia sua inofensibilidade.
    Pesquisei na internet na tentativa de elucidar um pouco esse sentimento, ver opiniões diferentes. Quem sabe talvez, lendo bons argumentos, eu mudasse minha opinião. E assim, acabei num texto que diz que quem sente pena está, na verdade, disfarçando um sentimento de culpa. Se tem pena de quem não é feliz, por exemplo, é porque se sente culpado por ser feliz. Se sente pena dos pobres é porque tem culpa por ter mais dinheiro do que eles. Não convenceu. Não tenho culpa por ser feliz. Não vou me sabotar por isso e, portanto, vejo a culpa como elemento estranho ao sentimento de pena. Só não consigo entender a dificuldade pra certas coisas e porque tem gente que reclama tanto da vida! Bom, vá lá. Assim como eu para ser feliz, cada um tem seus motivos inclusive no caminho contrário. Talvez no fundo seja só uma questão de ponto de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário