sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A audição

    Como já escrevi em um post anterior, samba não faz muito meu gênero. Mas, já acompanhei amigas no samba e nunca tive muito problema. Exceto certo dia, na Lapa. Enquanto tocava MPB, tudo bem. Até deu pra dançar um pouquinho. Qual não foi a minha surpresa, porém, quando anunciaram a entrada do Suvaco de Cristo? Enquanto a sangue da maioria das pessoas ferveu, o meu congelou! Mas, já estava ali, com uma amiga super animada, cantando e dançando todas as músicas... Não tinha jeito. Eu teria que agüentar o máximo que pudesse pois não queria estragar a festa dela. Não sei se consegui suportar por uma hora, porque logo comecei a me sentir fisicamente mal. Nunca uma música ou ritmo tinha feito isso comigo!
    Desde aquele dia fiquei pensando se é possível alguém se sentir mal-estar por causa de uma música ou ritmo. Acho que a audição, sendo um sentido como os outros, também pode ser afetada por uma sonoridade que não lhe caia bem. Se passamos mal quando não comemos bem, se nos sentimos mal com a temperatura muito quente ou fria demais, se o excesso de luminosidade nos atrapalha, por que uma música desagradável não nos afetaria fisicamente?
    Essa experiência me serviu para confirmar uma antiga suspeita: minha alma pode ser brasileira, mas pelo menos um de meus sentidos não lhe faz correspondência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário